PCB-RN presente na Festa da Batata do Catu
Na última quinta-feira, dia 01 de novembro, o Partido Comunista Brasileiro esteve presente na tradicional Festa da Batata na Aldeia Indígena do Catú, localizada no município de Canguaretama, a cerca de 65 Km de Natal.
A festividade, que ocorre anualmente e está em sua 15ª edição, é uma atividade cultural realizada para celebrar os plantios provindos da agricultura familiar, em especial a colheita da batata, bem como para fortalecer a cultura indígena.
Protagonizada pelos indígenas potiguaras do Catu, a festa contou com atividades nos três turnos, estendendo-se até quase o amanhecer. Teve maratona, oficina de tiro de arco e flecha, exposição de artesanato indígena, pintura corporal, almoço e jantar comunitário, bingo, concurso gastronômico de batata doce, apresentações culturais e de grupos musicais, bem como mesas redondas com relatos de experiências e histórias culturais.
Alguns dos debates destacaram a luta e a importância da educação diferenciada dos indígenas, respeitando seus conhecimentos específicos e sua condição bilíngue; bem como sublinharam experiências do turismo ecológico no sentido da sua relevância para formar consciências na preservação da natureza e para dar maior visibilidade aos principais problemas enfrentados pelos povos indígena, como a falta de demarcação de suas terras. Nos debates, também foi problematizada a controvérsia data dos Mártires do Cunhaú e Uruaçu que, entre outras críticas, desconsidera a resistência indígena.
O PCB, reafirmando sua parceria com os povos indígenas, teve a honra de prestigiar e participar das atividades da Festa da Batata neste ano de 2018!
Viva os povos indígenas do Catu!
Viva a cultura indígena!!
Demarcação de terras já!!
Link no PCB-RN (com fotos): https://www.facebook.com/