Bolsonaro condena as favelas à morte
NOTA DA FEDERAÇÃO DE FAVELAS DO RIO DE JANEIRO – FAFERJ
É com extrema indignação que a Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (FAFERJ) recebe a declaração do presidente da república Jair Bolsonaro sobre a pandemia mortal do Coronavírus, que tirou a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo nos últimos meses. Em pronunciamento, nesta noite do dia 24 de março de 2020, Bolsonaro recomendou que a vida dos brasileiros siga normalmente, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde OMS e de especialistas em epidemias do mundo inteiro.
Essa declaração criminosa atinge em cheio as favelas e periferias do Brasil colocando em risco milhões de vidas. O processo de formação da sociedade brasileira foi marcado pela desigualdade, por racismo e machismo. A favela foi a solução precária encontrada pela população mais pobre para sobreviver e resistir ao extermínio do Estado brasileiro e a exploração da força de trabalho comandada por uma elite predatória e violenta. Vivemos em habitações com muitas pessoas por cômodos e residências pouco arejadas, muito próximas umas das outras, habitat ideal para propagação do Coronavírus.
Repudiamos veementemente a postura de Jair Bolsonaro e denunciamos ao mundo os crimes cometidos pelo presidente com intuito de causar um extermínio nas favelas e periferias do Brasil. Afirmamos que Jair Bolsonaro conhece as consequências drásticas de não tomar as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde OMS. As condições precárias nas favelas podem gerar um alastramento descontrolado e rápido do Coronavírus gerando milhões de pessoas mortas.
Nesse momento de tanta angústia e dor nas favelas, Bolsonaro mostra ser um homem desprezível, criminoso e covarde. Bolsonaro faz parte da mesma estirpe de homens que nossa instituição enfrentou durante a ditadura militar. Homens sem moral que destituíram um presidente eleito, atacaram a democracia levando o Brasil a uma ditadura sanguinária. O lugar de homens como Bolsonaro e seus seguidores é a lata de lixo da história.
Apelamos aos organismos internacionais que intercedam no Brasil e ignorem o princípio de autodeterminação dos povos. Isso é um pedido formal de socorro. Convocamos todos os movimentos, associações moradores de favelas e toda a sociedade que adotem as medidas de isolamento social e intensifiquem hábitos de higiene das residências e de seus corpos. Sabemos que isolamento dos pobres é praticamente inviável, mas é nossa única chance de sobreviver. Organizem comitês para receber doações e distribuir as famílias mais necessitadas.
Nós da FAFERJ continuaremos as negociações com todas as esferas de governo para garantir que a pouca infraestrutura da favela continue funcionado para gerar água, luz e gás. Contamos com apoio de toda a bancada de deputados e deputadas federais que se coloquem contra essa medida criminosa de Bolsonaro.
Não vamos nos curvar às medidas de um presidente desqualificado e sem moral. Bolsonaro passará rastejando como um verme pela história. Nós vamos sobreviver e reconstruir o país que tanto amamos. Viva o Brasil! Viva ao povo brasileiro! Fora Bolsonaro!v