Unidade Classista saúda Congresso da Fenaspe

Unidade Classista, corrente sindical dos comunistas brasileiros, saúda o VI congresso da Fenaspe, com a recordação de que a história da Petrobras se confunde com a história do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e dos militantes sindicais a ele vinculados – como comprova a campanha “O Petróleo é Nosso”, que envolveu ainda o conjunto dos movimentos sociais para a criação desta importante empresa.

Hoje, a Unidade Classista parabeniza a realização deste congresso para lembrar que devemos lutar por uma Petrobras 100% estatal, e cujos recursos sejam usados para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores brasileiros.

Por isso a Unidade Classista defende a extinção da ANP, o fim dos leilões de nossas bacias de óleo e gás e a estatização, sob controle popular, das empresas privadas que atuam nesse estratégico setor da economia em nosso país.

Vivemos sob a crise do sistema capitalista, que não cairá de podre por sis só. O socialismo, a alternativa de uma vida para os trabalhadores, é uma possibilidade que volta ao cenário dos povos, como demonstra a luta dos trabalhadores europeus – não apenas pela manutenção do status quo.

Recentemente, realizaram mobilizações em 14países contra a retirada de seus direitos históricos, conquistados com a luta. Tais direitos são ameaçados no Brasil, ainda sob a forma de propostas de emendas constitucionais que visam a retirada de garantias trabalhistas, sindicais e previdenciárias. É preciso lutar contra tais iniciativas, em plena gestação sob o governo petista.

Ao lado do PCB, nós da Unidade Classista defendemos a criação de uma frente anticapitalista e anti-imperialista,para além das eleições burguesas, que coloque os trabalhadores em movimento na defesa de seus interesses imediatos e históricos, e – o que é principal – para criar as condições para a revolução socialista no Brasil.

Viva o VI congresso da Fenaspe!

Viva a luta dos trabalhadores!

Viva o socialismo! Viva o comunismo!

Unidade Classista