DEBATES SOBRE MARX E O CAPITAL NO RJ
O Rio de janeiro sediará, nos dias 17 e 18 de abril, dois debates que integram o projeto MARX: a criação destruidora, realizado pela Boitempo Editorial e outras instituições em seis cidades brasileiras. O evento no Rio tem como parceiros o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e o Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A iniciativa reúne renomados acadêmicos cariocas para debater a atualidade de Karl Marx e de sua obra máxima, O capital, em tempos de crise.
Abrindo os debates, no dia 17, às 14h, participam da mesa “Marx, as crises e o capitalismo contemporâneo”, os professores Carlos Eduardo Martins, Marcelo Carcanholo, Marco Aurélio Santana e Virgínia Fontes. Em seguida, no dia 18, também às 14h, terá lugar o debate “A teoria marxista como criação destruidora”, com participação de Luiz Eduardo Motta, Marildo Menegat, Mauro Iasi e mediação de Carlos Eduardo Martins. A entrada para os debates é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.
Para encerrar o projeto nacional, entre 07 e 15 de maio acontecerá o IV Curso Livre Marx-Engels, em São Paulo. Com curadoria de José Paulo Netto, um dos maiores especialistas em Marx, as aulas serão ministradas por alguns dos principais nomes do marxismo brasileiro em uma apresentação temática e cronológica da obra de Karl Marx e Friedrich Engels.
Esse projeto marca o histórico lançamento da edição especial, com tradução inédita, do livro I d’O Capital, de Karl Marx, 15º título da Coleção Marx Engels, além de Para entender O capital, de David Harvey; Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético, de Slavoj Žižek; Estado e forma política, de Alysson Leandro Mascaro, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; e o número 20 da revistaMargem Esquerda.
Confira a programação completa no site do projeto: http://marxcriacaodestruidora.com.br
Serviço
MARX: a criação destruidora no Rio de Janeiro
Debate “Marx, as crises e o capitalismo contemporâneo”
com Carlos Eduardo Martins, Marcelo Carcanholo, Marco Aurélio Santana e Virgínia Fontes.
Dia 17/04 | quarta-feira | às 14h
Salão Nobre do IFCS/UFRJ
Largo de São Francisco de Paula, nº 01, 2º andar | Rio de Janeiro
Debate “A teoria marxista como criação destruidora”
Luiz Eduardo Motta, Marildo Menegat, Mauro Iasi e mediação de Carlos Eduardo Martins.
Dia 18/04 | quinta-feira | às 14h
Salão Nobre do IFCS/UFRJ
Largo de São Francisco de Paula, nº 01, 2º andar | Rio de Janeiro