Contra-ofensiva popular contra todos os aspectos da barbárie capitalista

Na Grécia estão ocorrendo reações ao brutal ataque assassino do governo e do Estado de Israel realizado contra um comboio de solidariedade que navegava em direção à Gaza. A Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME) organizou massivas demonstrações em Atenas e em 55 cidades gregas. Essas demonstrações foram inicialmente previstas como uma resposta às novas medidas contrárias aos direitos dos trabalhadores tomadas pelo governo grego que resultam, entre outros, em drásticos cortes sobre os proventos de aposentadoria e pensões e na abolição dos acordos coletivos de trabalho.

No entanto, após os recentes acontecimentos, as demonstrações repudiaram tanto a ofensiva do governo social-democrata, em conluio com a União Européia e o FMI, contra os direitos trabalhistas e de seguridade social, como também a intensificação da agressividade imperialista de Israel.

O estreitamento da solidariedade com o Povo Palestino se dá na mesma medida do fortalecimento da luta contra as medidas anti-populares e pelo estabelecimento do poder popular que constituem a única resposta para a barbárie capitalista.

imagemCrédito: KKE

A Secretária Geral do CC do KKE, camarada Aleka Papariga, que participou da manifestação, afirmou: “os povos precisam cada vez mais desempenhar um papel decisivo. A tragédia causada pelo Estado de Israel e a tragédia das medidas governamentais gregas são as duas faces de uma mesma moeda. Por essa razão, os povos devem continuar, manter o curso da contra-ofensiva popular”.

Em Atenas, a PAME realizou protestos perante as embaixadas dos EUA e de Israel.

Fonte: http://inter.kke.gr/News/2010news/2010-06-02-pame/

Traduzido da versão em inglês.

Tradutor:Humberto Carvalho, militante do Partido Comunista Brasileiro e membro de seu Comitê Central.