Mauro Iasi debate o Poder Popular em Salvador
Nessa terça-feira dia 18 de fevereiro à noite, mais de cem pessoas se juntaram na FACED/UFBA para o debate, coordenado pela secretária política do PCB na Bahia, professora Sofia Manzano, com o professor da UFRJ e membro do Comitê Central do PCB, Mauro Iasi. O tema do debate, Poder Popular, possibilitou uma abrangente análise sobre a realidade política e econômica brasileira e a necessidade de os trabalhadores, juntamente com as forças políticas da esquerda revolucionária, apresentarem suas bandeiras para a construção da estratégia socialista para o País.
Mauro Iasi fundamentou sua análise na constatação de que todo processo do que se chama de desenvolvimento econômico (ou neo-desenvolvimentismo) não irá, e não pode, resolver e nem minimizar as mazelas e as desigualdades em que vive a maior parte dos brasileiros. Com um capitalismo completo, integrado e associado ao imperialismo, a continuidade do projeto conservador no governo aprofunda a mercantilização da vida, com a privatização da saúde, da educação, dos transportes, enfim, dos meios mais essenciais à vida.
O Poder Popular, enquanto alternativa de poder constituído a partir da união de um bloco de forças em torno do proletariado, deve se encaminhar para as lutas de resistências contra a ordem, a fim de construir um programa de poder dos trabalhadores, para inviabilizar o capitalismo e enfrentar essa situação.