Mauro Iasi, manipulação midiática e ignorância: mais um caso de desinformação que assola o país

imagemMauro Iasi, manipulação midiática e ignorância: mais um caso de desinformação que assola o país

Por Cristiano das Neves Bodart

A manipulação midiática e a ignorância fazem mais uma vítima! Desta vez um professor, Mauro Iasi. Seu pecado? Ter sido filmado recitando Bertold Brecht!

O professor da UERJ, Mauro Iasi, ex-candidato a presidência, em um discurso finalizou sua fala utilizando um poema do Bertold Brecht. No entanto, manipularam o vídeo recortando o final do vídeo dando a entender que ele incitava a violência física. Os manipuladores apostaram na ignorância de muitos que não conhecem o poema e que aceitam tudo que é vendido como verdade para propagar que o professor estaria pregando a necessidade de fuzilar os conservadores. Antes desse trecho estrategicamente recortado, o professor seguia com sua exposição oral da seguinte forma:

“É assim que nós enfrentaremos os conservadores, é assim que vamos enfrentar os conservadores: radicalizando as lutas de classes. Mas qual vai ser nosso dialogo com esse setor, o setor conservador. Veja o setor conservador é perigoso porque lança sua garras na consciência da classe trabalhadora. É nela que nós temos que nos defender contra essa ofensiva conservadora e não o diálogo com eles. E eu espero contribuir com isso com o que Gramsci chamava de intransigência com um pequeno “poeminha” final do Brecht, do Bertold Brecht […]”

Nota-se que ele estava falando de ser um contribuinte na intransigência (exigente de princípios gerais que buscam a unidade e o bem geral). Não trata-se de ser favorável ou contrário ao socialismo que prega o professor, cujo direito lhe é garantido pela Constituição Federal. Trata-se de nos colocar contrários a prática da desinformação antiética e imoral que vem encontrando “ninho” na ignorância e na intolerância. Nota-se que o professor defende que é na produção da consciência que deve ocorrer a luta. [“Veja o setor conservador é perigoso porque lança sua garras na consciência da classe trabalhadora. É nela que nós temos que nos defender contra essa ofensiva conservadora e não o diálogo com eles].

O vídeo propositadamente cortado circula na internet, sobretudo via facebook.

Segue o poema:

Perguntas a um homem bom, de Bertold Brecht
Avança: ouvimos
dizer que és um homem bom.
Não te deixas comprar, mas o raio
que incendeia a casa, também não
pode ser comprado.
Manténs a tua palavra.
Mas que palavra disseste?
És honesto, dás a tua opinião.
Mas que opinião?
És corajoso.
Mas contra quem?
És sábio.
Mas para quem?
Não tens em conta os teus interesses pessoais.
Que interesses consideras, então?
És um bom amigo.
Mas serás também um bom amigo de gente boa?
Agora escuta: sabemos que és nosso inimigo. Por isso vamos encostar-te ao paredão. Mas tendo em conta os teus méritos
e boas qualidades vamos encostar-te a um bom paredão e matar-te com uma boa bala de uma boa espingarda e enterrar-te com uma boa pá na boa terra.

O NEAM-Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-São Paulo emitiu uma nota pública sobre o caso. Segue:

NOTA PÚBLICA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR MAURO IASI

“O NEAM- Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da PUC São Paulo vem a público prestar seu apoio e solidariedade ao Professor Mauro Iasi da Faculdade de Serviço Social da UFRJ. Mauro Iasi e sua família tem sofrido ameaças de vida por parte de indivíduos que pregam o obscurantismo e a violência vividos barbaramente durante a ditadura militar no país, que assassinou, prendeu, perseguiu milhares de brasileiros(as). Esse retrocesso é inadmissível e não podemos nos calar mediante mais um Ato de violência que coloque em risco pessoas. Nos somamos a tod@s que exigem que as autoridades responsáveis pela Justiça apurem os fatos e punam os responsáveis por esse ato inumano e defendemos a liberdade de manifestação e expressão que conquistamos na luta contra a ditadura. Mauro Iasi é um intelectual de grande porte, a quem temos muito que aprender. Tem uma vasta produção acadêmica , se vincula ao NEPEM na UFRJ, um Núcleo de pesquisa histórico e de grande referência nacional. Mauro tem sido um grande defensor da universidade pública, laica, gratuita, universal. Mauro Iasi, companheiro de todas as horas, lúcido, militante, generoso, afetuoso, intelectual de uma simplicidade verdadeira e genuína, poeta dos bons! Os tempos duros trazem a tona o que há de pior, de desumano, de desalentador .Mauro com sua alegria, poesia e convicção teórica e política na direção de uma sociedade igualitária permanece atuante e junto com ele lutamos por uma sociedade humana emancipada.

Professora Bia Abramides

Coordenadora do NEAM

Programa de Pós-Graduação da PUC-SP”

Abaixo o vídeo que há a contextualização de sua fala. A partir desse vídeo produziram outro a partir de 1min.40s., dando a entender que ele estava orientando aos presentes fuzilar os conservadores.

Mauro Iasi, manipulação midiática e ignorância: mais um caso de desinformação que assola o país