Livro de Fernando Morais dedicado aos Cinco Heróis Cubanos

“Os últimos soldados da Guerra Fria: a história dos agentes secretos infiltrados por Cuba em organizações de extrema direita nos Estados Unidos”, de Fernando Morais

Dedicado aos Cinco cubanos presos nos Estados Unidos, o livro “Os últimos soldados da Guerra Fria”, do escritor Fernando Morais, foi lançado no dia 23 de agosto em São Paulo, pela Editoria Companhia das Letras.

“Organizações criminais internacionais, aventuras de capa e espada, disfarces perfeitos, emissários secretos, conquistas: o novo livro de Fernando Morais traz todos os elementos de suspense de uma novela de espionagem”, diz a nota de apresentação da editora.

Na verdade, a nova obra de Morais, autor também do célebre romance “Olga”, não contém uma única gota de ficção. “A partir da saga da Rede Vespa, um seleto grupo de agentes secretos cubanos que se infiltraram em organizações anticastristas em Miami, o autor nos leva ao incrível mundo vivido por uns James Bonds tropicais, com a grande diferença, em relação ao agente secreto Inglês, de que os cubanos lidam com uma profunda escassez de recursos – técnicos e financeiros – para realizarem um trabalho perigoso e solitário.”

Com poucos recursos, os agentes tinham de achar trabalho para se manter nos EUA. “Visitei apartamentos em que eles moraram, eram quitinetes, lugares muito precários”, diz Morais. Os disfarces eram construídos pela inteligência cubana. Os espiões recebiam novas identidades, às vezes roubadas de bebês mortos nos EUA, e eram obrigados a decorar fatos fictícios sobre toda uma vida pregressa que não haviam vivido.

A razão da operação era recolher informações com o propósito de prevenir ataques terroristas em território cubano. De fato, algumas destas organizações apresentadas como “humanitárias” participam de atividades criminosas, como o envio de pragas aos campos cultiváveis na Ilha; a interferência nas transmissões da torre de controle do aeroporto de Havana; a realização de atentados com bombas nos melhores hotéis do país, incluindo disparos de metralhadoras contra navios de passageiros cubanos e turistas estrangeiros.

“Os últimos soldados da Guerra Fria”, diz a nota da editora, conta a incrível aventura destes agentes cubanos em território estadunidense e revela os tentáculos de uma rede terrorista com base na Flórida e em escritórios na América Central, desfrutando apoio tácito de congressistas norte-americanos e a submissão de alguns membros dos poderes executivo e judiciário dos EUA.

Morais fez várias viagens à ilha e aos EUA, entrevistou familiares dos envolvidos e alguns dos espiões presos. Em 2008, conseguiu que o governo cubano lhe entregasse uma documentação valiosa sobre a Rede Vespa. Os papéis só foram parar em suas mãos devido a suas boas relações com Cuba, de mais de 40 anos.

Hoje, cinco espiões do grupo seguem presos e se transformaram em heróis do povo cubano, pela sua demonstração de coragem e entrega a favor do socialismo. No mundo inteiro, comunistas, socialistas e democratas participam da campanha pela libertação dos Cinco Heróis Cubanos.