Casa da América Latina: Theotônio dos Santos vive!
A Casa da América Latina, instituição com vocação internacionalista e focada na defesa dos povos oprimidos, lastima a perda desse intelectual lutador das causas do Socialismo. Theotônio dos Santos Jr., conhecido apenas por Theotônio dos Santos, dedicou seus estudos no sentido de pesquisar as causas da exploração e superexploração dos seres humanos. Junto com Rui Mauro Marini e sua primeira esposa, Vânia Bambirra, constituíram um grupo de estudos, agregando, também, o intelectual norte-americano André Gunder Frank e criaram, num enfoque marxista, a Teoria da Dependência.
Observaram que, já nos anos 1960, as burguesias nacionais estavam vinculadas ao domínio e à dependência do Imperialismo. A revolução seria pois de caráter socialista. Junto com seus companheiros de trajetória nos estudos, influenciou muitos estudiosos e políticos de esquerda latino-americanos.
Theotônio foi um dos criadores da POLOP – Política Operária. Foi perseguido pelos governos militares implantados pelo golpe de Estado de 1964. Exilou-se e, ao voltar ao Brasil, fundou, junto com Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, o PDT. Assumiu a Diretoria de Treinamento da antiga FESP RJ. Foi candidato a Governador em Minas em 1982 e Deputado Federal Constituinte, em 1986. Exerceu atividades de pesquisador e professor, atividades que também exerceu no exterior durante o exílio. Retomou as atividades que começara na Universidade de Brasília quando se exilou.
Nossa gratidão a esse intelectual, companheiro de lutas latino-americanas e pela liberdade internacional, com foco na superação do Capitalismo pelo Socialismo.
Theotônio dos Santos vive! Theotônio presente!
Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2018.
Diretoria da Casa da América Latina.