Domenico Losurdo (1941-2018): intelectual comunista
Jones Manoel*
Morreu neste dia 28/06 o mais brilhante marxista europeu em atividade. Domenico Losurdo foi um gigante que andou entre os seres humanos. Sua obra, sem muita aceitação na universidade brasileira, é uma ousada e incrível releitura da modernidade burguesa a partir dos interesses e lutas dos “condenados da terra”: os povos colonizados. Comunista, homem de partido, militante, Losurdo é a figura intelectual de maior relevância do marxismo italiano depois da morte de Palmiro Togliatti. Sua obra é indispensável para qualquer revolucionário, mas, especialmente para nós, na periferia do sistema capitalista.
Saiu da vida para entrar na história! Em homenagem a esse grande homem, publico um pequeno “guia” de introdução a sua obra.
Introdução ao estudo de Domenico Losurdo.
Para começar um estudo da obra do marxista italiano Domenico Losurdo – um dos maiores marxistas vivos que temos, seguem algumas indicações. Primeiro, considero que a obra de Losurdo contém quatro temas centrais: a questão nacional no processo revolucionário, uma contra-história do liberalismo e de maneira mais ampla da dominação burguesa na modernidade, um balanço crítico das experiências socialistas no século XX e uma tentativa de renovar o marxismo a partir de uma teoria política que se pretende ser uma superação dos “resíduos utópicos” ainda presentes no marxismo. Pois bem, essas quatro temáticas centrais estão dentro de uma mesma problemática: uma contra-histórica da modernidade burguesa vista desde a perspectiva dos povos coloniais – os condenados da terra – e dos trabalhadores/as do centro do capitalismo com vistas a criar uma visão de mundo própria dos de baixo como elemento indispensável do processo revolucionário em suas duas faces (a destruição da velha ordem e a edificação de uma nova sociedade). Para tentar deixar mais didática a questão, segue uma série de indicações de livros e artigos sobre as quatro temáticas centrais na obra losurdiana (não pretendo indicar todas as obras sobre cada tema, mas as que considero centrais).
– Balanço das experiências socialistas.
* Fuga da história? A Revolução Russa e a Revolução Chinesa vistas de hoje (disponível na internet)
* Stálin – uma história crítica de uma lenda negra (livro central de Losurdo nessa temática).
* Marx, Cristóvão Colombo e a revolução de Outubro [artigo] (disponível na internet).
* O significado histórico da Revolução de Outubro [três artigos] (disponível na internet – site da revista crítica marxista).
– Contra-história do liberalismo e da dominação burguesa.
* Contra-história do liberalismo (livro central nessa temática)
*Liberalismo. Entre a civilização e a barbárie (não tem na internet, mas é um livro barato. Menos de 30 reais).
* A não violência: uma história fora do mito (disponível na internet).
* Democracia ou bonapartismo (até onde me consta, não disponível na internet e difícil de achar).
* Nietzsche, o rebelde aristocrata (livro caro e até onde sei também não disponível na internet).
* A Linguagem do Império – léxico da ideologia estadunidense (até onde sei, não disponível na internet, mas fácil de achar e relativamente barato).
* O pecado original do século XX (livro barato para comprar).
– Teoria política e do Estado.
*Hegel, Marx e a tradição liberal (também não disponível na internet, mas fácil de achar em qualquer biblioteca de universidade).
*Antônio Gramsci: do liberalismo ao “comunismo crítico” (fácil de achar em sebos e creio que já está disponível na internet).
* Para uma crítica da categoria de totalitarismo (disponível na internet, site da crítica marxista).
– A questão nacional e a revolução.
* A luta de classes – Uma história filosófica e política (ao meu ver, esse livro junto com o sobre Stálin, é uma espécie de síntese geral da obra de Losurdo abarcando todos os temas centrais de sua produção na maturidade).
* Guerra e revolução: um mundo um século após outubro de 1917.
Advertência: essa divisão é mais no tocante a temas centrais abordados. Na prática os temas basilares da obra losurdiana comparecem em maior ou menor medida em todos os livros.
*Militante do PCB de Pernambuco