Alvorada/RS: PCB e CNMO inauguram Biblioteca Popular Luís Carlos Solim

imagemAlvorada, no Rio Grande do Sul, possui uma célula do Partido Comunista Brasileiro muito combativa, envolvida com várias atividades políticas e culturais. Mas a ênfase é no seu trabalho de base, visando a conscientização popular.  A história do PCB na cidade está dividida em três fases: inicialmente militando por meio das ocupações de conjuntos habitacionais e assistência social quando destacou-se o comunista conhecido como Velho Guedes; em seguida, tornando-se um operador político com alguma força eleitoral e ligado ao povo de terreiro, quando o destaque foi Luis Carlos Solim, até que o Partido interrompeu suas atividades, retornando em 29 de dezembro de 2016, apoiado, principalmente, na formação do seu Coletivo Negro Minervino de Oliveira. Desde então o Partido e o Coletivo vão agindo sempre com uma profunda ligação, como durante a ocupação da câmara municipal de vereadores, praticando educação popular, dialogando com trabalhadoras e trabalhadores nas paradas de ônibus logo ao amanhecer, entre outras experiências de tentativas de lutar e criar o Poder Popular.

Atualmente, o Partido Comunista Brasileiro e seu coletivo Negro Minervino de Oliveira, juntamente com os moradores do Loteamento Reprise IV, estão construindo uma Biblioteca Popular. Esse novo espaço, de cultura e de educação, foi bem acolhido pelos moradores da cidade, que de todos os bairros, contribuem com doações de livros e de revistas. O nome para a biblioteca foi escolhido pelo abade do Centro Esotérico Universal Irmãos de Ganga, Zé Varlei.

É importante saber um pouco sobre o comunista que dá nome à Biblioteca Popular. Solim foi um pouco cigano, vivendo um pouco em Porto Alegre, um pouco no México, um pouco em Cuba, mas durante a maior parte de sua vida, em quase todos os bairros e vilas de Alvorada. Foi vítima de inúmeros preconceitos e enfrentou diversas dificuldades, sem jamais se queixar. Para saber o que significa a palavra “abnegação”, bastará descrever a sua vida. E, como tudo o que existe, ela foi caracterizada sempre pelos paradoxos e contradições. Porque suas ações eram sempre mediadas pela rebeldia e originalidade.

Foi um professor de artes marciais, principalmente Kung Fu e militante político, migrando do trabalhismo do PDT para o comunismo do PCB. Poucos sabem a totalidade da história do pai de santo Solim, que criou o Centro Esotérico Universal, religião ecumênica para além de apenas o cristianismo, que foi um dos seus meios para militar e mudar a vida de pessoas, de Alvorada, na América Latina.

A Biblioteca Popular Luis Carlos Solim será inaugurada em uma festa no dia 19 de agosto, às 14 horas. A programação está sendo organizada. A militância e amigos do PCB podem fazer doações de livros, revistas, materiais de construção e de dinheiro. Maiores informações por meio da página no facebook do Coletivo Negro Minervino de Oliveira Alvorada RS.

Secretariado do CNMO Alvorada RS

Ronaldo- secretário de finanças

Rafael- secretário de organização

Marcelo- secretário político

Divulgação da festa de inauguração da biblioteca popular Luis Carlos Solim, na rádio comunitária Acácia

Pode ser visto no link https://www.facebook.com/radioacaciafm/videos/2200782983487641/