PCV questiona a atribuição de assentos na AN

imagem

Tribuna Popular – Partido Comunista da Venezuela

Caracas, 11/12/2020 (Prensa APR)

O deputado Oscar Figuera, secretário geral do Partido Comunista de Venezuela (PCV), única organização de esquerda que, na representação da Alternativa Popular Revolucionária (APR), está presente na nova Assembleia Nacional, exigiu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) revisar o método de atribuição das vagas usado nas eleições de 6 de Dezembro, por apresentar, a seu juízo, notáveis incongruências.

“Não há concordância entre o percentual de votos obtidos e o número de deputados que tomarão posse, assim vemos que o partido de governo, PSUV, com os 67% de votos recebidos, obteve mais de 91% dos cargos na eleição popular”, indicou o parlamentar da Alternativa Popular Revolucionária (APR).

“Viemos, juntamente com a camarada Luisa González, deputada suplente, à nossa proclamação como representantes da APR, única coligação de esquerda na nova Assembleia Nacional”, sublinhou.

“É nosso dever neste contexto denunciar que, além da censura à APR e a visível vantagem durante a campanha, também com o método de atribuição dos assentos, o PSUV foi beneficiado, dado que seus votos elegeram 2 vezes, uma vez nas listas regionais, votação que não se descontou por estado, mas que se somou à lista nacional de 48 deputados”, explicou Figuera.

“O CNE tem a obrigação de revisar e retificar essa metodologia que não respeita a correspondência entre o voto emitido e o número de cadeiras. Sendo respeitada essa correspondência, a APR contaria com uma representação de entre 7 a 9 deputados na Assembleia Nacional”, ressaltou.

“Além disso, exigimos que se esclareça oficialmente o caso da eleição de Luis Parra, que não tem a ver com um juízo de valor sobre sua pessoa, mas com o fato de que boa parte das e dos eleitores ficou com muitas dúvidas sobre a atuação do árbitro eleitoral. O CNE deve fazer os maiores esforços para manter a transparência, porque ficaram no ar várias situações que permitem seu questionamiento”, finalizou.

Carta de felicitação do KKE pelo resultado do PCV nas eleições parlamentares

Queridos camaradas:

O Partido Comunista da Grécia (KKE) expressa sua solidariedade e apoio e os felicita pelo significativo resultado dos 168.743 votos (2,7%) que conquistaram nas recentes eleições parlamentares na Venezuela. O Partido Comunista da Venezuela (PCV), junto com as organizações que compõem a Alternativa Popular Revolucionária, travou uma batalha política muito dura nas difíceis condições da pandemia e da crise capitalista, além de enfrentar a exclusão dos meios de comunicação burgueses e o esforço das forças social-democratas em ocultar sua candidatura.

Neste contexto, é um fato muito importante que se elegeu um deputado comunista que poderá promover ainda mais amplamente, e dentro da Assembleia Nacional, a voz do PCV, dos interesses da classe trabalhadora e das outras camadas populares e suas lutas.

As eleições parlamentares deram lugar a novos ataques contra a Venezuela por parte dos Estados Unidos, seus aliados e as diversas alianças imperialistas. É um desafio para o governo dos Estados Unidos falar de farsa nas eleições depois do que todo o mundo viu há umas semanas. A UE imperialista se pôs ao lado da mesma linha miserável de apoio ao líder golpista em bancarrota Guaidó e as forças reacionárias na Venezuela. Não há dúvida de que, num futuro próximo, os ataques imperialistas se intensificarão também com o novo governo dos Estados Unidos.

O KKE condena uma vez mais os ataques dos Estados Unidos, da UE e seus aliados na América Latina. Expressa sua solidariedade com o povo da Venezuela, que é o único responsável pelos acontecimentos em seu país.

Expressamos energicamente nossa solidariedade com o PCV e continuaremos as iniciativas conjuntas em nível bilateral, multilateral e internacional.

Proletários de todos os países, uní-vos!

Seção de Relações Internacionais do CC do KKE