BASTA DE RACISMO!

imagemFASCISTAS E RACISTAS, SEU DESTINO É A LATA DE LIXO DA HISTÓRIA!

Toda solidariedade ao camarada Jones Manoel!

Comitê Regional do PCB de Pernambuco

O Secretário Especial de Cultura do Governo liberal-fascista, genocida, miliciano e corrupto de Jair Bolsonaro, Mário Frias, seguindo o mesmo padrão de ataques e ameaças constantemente realizados pelos apoiadores do governo ao camarada Jones Manoel, realizou na sua conta do Twitter um ataque racista, cujo conteúdo é a pura expressão da ideologia reacionária que sempre esteve presente na política burguesa brasileira e que hoje desponta como hegemônica na direção do Estado burguês e de toda a sua institucionalidade. Este governo expressa desavergonhadamente aquele que sempre foi o horizonte cultural da burguesia brasileira, que sustenta firme a tradição escravocrata e colonialista da qual esta classe se constituiu e que nunca foi verdadeiramente combatida.

O Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro em Pernambuco se solidariza com o camarada Jones Manoel e reafirma seu compromisso histórico, enquanto partido do proletariado brasileiro e parte da tradição mais radical da história comunista e anticolonialista, de lutar incansavelmente para extirpar da sociedade brasileira toda chaga causada ao povo brasileiro pela imposição de séculos de escravismo, da dominação colonial e burguesa que continua a operar o massacre do nosso povo, ciclo de sofrimento que só se encerrará com a revolução brasileira e a construção do socialismo neste país.

O PCB irá auxiliar o camarada Jones a tomar todas as providências judiciais contra o ex-ator racista. Não temos nenhuma ilusão ou esperança com a justiça burguesa, mas todos os meios para pressionar esse governo e seus capangas vão ser usados. Esse episódio também é uma lembrança da necessidade urgente de por fim a esse governo liberal-fascista e parar o genocídio brasileiro. Precisamos intensificar a luta popular, ampliar as mobilizações de rua, construir um amplo calendário de lutas e colocar em pauta a construção de uma grande greve geral.

Vamos derrotar todos os fascistas e racistas nas ruas!

Bolsonarismo, Estado Brasileiro e Racismo

Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Coletivo Negro Minervino de Oliveira

Na conjuntura política brasileira se acentua a temperatura e pressão da luta de classes. Às jornadas de luta nas ruas e ao desgaste político do governo Bolsonaro se somam o expressivo desemprego, a fome, a miséria, a inflação e os preços exorbitantes da cesta básica. Nesse contexto, a reação das elites e dos grupos protofascistas mostra o desespero diante da real possibilidade de impeachment do inominável genocida.

Para os comunistas, o ponto central nesse momento deve continuar sendo a denúncia e o ataque objetivo ao projeto político da classe dominante, o qual vem sendo implementado via reformas e retirada de direitos dos trabalhadores. Além disso, como parte fundamental do projeto protofascista do governo Bolsonaro, temos o cultivo da desinformação, do sexismo, do racismo como aparatos ideológicos de manipulação de parte da opinião pública.

É na esteira desses assuntos que o Coletivo Negro Minervino de Oliveira e o Partido Comunista Brasileiro vêm a público demonstrar o nojo e o desprezo pela explícita manifestação racista de mais um membro do governo Bolsonaro. Em tweet publicado na tarde do dia 15/07/21, o Secretário Especial de Cultura Mário Frias comentou que o youtuber, historiador, escritor, educador popular e militante do PCB Jones Manoel “precisa de um bom banho”, após afirmar desconhecer o nosso camarada.

A frase de Frias, que em um primeiro momento pode soar despretensiosa, é carregada do racismo que é base na história do nosso país. A associação do negro ao sujo, infeccioso, doentio e semelhantes foi uma tática abraçada pelos eugenistas do fim do século XIX e do início do século XX, nascendo como justificativa para práticas já aplicadas pela burguesia e pela monarquia que aqui habitava. Era mais uma mostra do dispositivo racial empregado a partir da colonização para amplificar a exploração do trabalho nos continentes que foram explorados pela nascente burguesia europeia e que se mantém nos alvos do imperialismo estadunidense e europeu.

Ao tentar diminuir Jones ou qualquer pessoa negra diretamente por causa de fenótipos e com estereótipos, Frias e qualquer racista se colocam na nossa mira. Independentemente da posição que a pessoa tenha na sociedade, ela deve ser respeitada como ser humano. Mas sabemos que não adianta apelar ao bom senso do opressor. A humanização do negro virá da libertação das amarras do capital, pelo qual somos explorados nos mais diversos níveis em nosso país e em qualquer lugar em que habitamos, compondo a maior parte da força de trabalho nas cidades, nos campos e a franja marginal. Afinal, o racismo não é uma questão moral: é uma questão de classe.

Também lutamos para que quem seja lavado, escorraçado e derrotado seja o fascismo que Frias e Bolsonaro defendem. Foi com base no racismo explícito (Bolsonaro já afirmou que “Quilombolas não servem nem para procriar”) e implícito (discurso de criminalização de territórios majoritariamente negros, apoio irrestrito ao teto de gastos e às reformas trabalhista, da previdência e administrativa, que afetam majoritariamente a população negra trabalhadora e também ao desmonte do SUS e das estatais, essenciais para a manutenção das poucas ações que o Estado Brasileiro faz em prol das populações racializadas, etc) que o bolsonarismo cresceu, ainda que muitos tenham vergonha de admitir que seu ódio de classe se expressa através da racialização do povo trabalhador brasileiro.

Enquanto isso, seguiremos com a nossa construção do socialismo para a derrubada da sociedade de classes e racializada. Fica nosso apoio irrestrito ao camarada Jones Manoel nessa situação, cientes de que não será a última vez que precisaremos escrever texto semelhante.

Abaixo o racismo!
Fora Bolsonaro, Mourão e seus aliados! Impeachment Já!
Pelo Poder Popular, pelo Socialismo!

Coletivo Negro Minervino de Oliveira
Partido Comunista Brasileiro