Consolidar conquistas

COMUNICADO 18

Em cada passo da luta tiramos lições que jamais poderemos subestimar. A vitória consiste na somatória das táticas acertadas utilizadas em cada batalha. Portanto, para alcançá-la não basta erguer uma taça, é preciso dominar o campo de disputa. A hoje Comuna Amarildo surgiu do resultado da práxis militante de um grupo de pessoas comprometidas com a luta pela transformação social no Brasil. Militantes que entendem a ação direta como método de luta capaz de trazer ao povo organizado as conquistas imediatas como terra, trabalho e teto, pressupostos básicos para a dignidade.

Do ponto de vista histórico, para a construção da Revolução Brasileira, a experiência da luta garante o acúmulo estratégico da consciência, da organização, da materialização das conquistas e do enfrentamento direto. Portanto, organizar o povo, ocupar terras e conquistar territórios formam a base para outra forma de viver, pensar e agir, a Comuna!

A Brigada Marighella, organização militante que se propôs a tal ação, iniciar os trabalhos de construção da Comuna Amarildo, tem sim a dimensão da conquista e da luta, porém, assim como quando começou reafirma: pés no chão e em marcha e cabeça centrada na luta. O momento político que vive a Ocupação pede: consolidar a Comuna Amarildo.

Desde a primeira manhã na SC-401 passaram-se 200 ou mais

dias

e já estamos em terras conquistadas. Afirmamos com modéstia e com vontade de dizer que foram muitos os dias que abalaram esta podre burguesia. Tudo que se pode imaginar foi feito pelos inimigos para acabar com a luta. Mas o povo organizado demonstrou ser capaz de atingir seus objetivos: terra, trabalho e teto, os primeiros passos rumo a vitória estratégica

Consolidar esta conquista representa agora a grande batalha, construir a Comuna Amarildo o desafio. Desafio que se coloca para todas e todos neste fazer coletivo que tem sido desde o 16 de dezembro passado. Construir o Poder Popular significa sair da linha e entrar nos trilhos, ou seja, sair do papel e entrar no trem da história. A luta por reforma agrária popular que buscamos sintetizar com a bandeira de terra, trabalho e teto terá com a Comuna Amarildo a materialização de um instrumento político e ideológico, econômico e social capaz de contribuir efetivamente com os rumos da luta por terras em Santa Catarina e no Brasil.

Assentamentos da reforma agrária em outros moldes: coletivos, autosustentáveis, de produção agroecológica e organizados politicamente para serem sujeitos ativos como movimento social.

Enquanto território a conquista da então Ocupação Amarildo resultou em três áreas distintas que serão ligadas por Comunas. À partir de uma mesma organicidade as famílias estarão unificadas na ação de construírem um outro modo de viver, traduzido na prática pela sua soberania alimentar, pela geração de trabalho e renda, por um espaço digno de moradia e acima de tudo pela condição objetiva de todas as famílias estarem afastando-se das estatísticas nefastas que o sistema capitalista e seus serviçais impõe aos moradores das periferias e do campo.

Construir o Poder Popular!

Consolidar a Comuna Amarildo!

Levar a bandeira adiante!

Firme!

Comuna Amarildo, 25 de julho de 2014.

Categoria