No carnaval, lugar de mulher é onde ela quiser!

Fotos: Cláudia  Ferreira

10930029_930136637021259_1251454951770130788_n

Carnaval é época de alegria, de confraternização e de liberdade, mas há aqueles que se excedem, principalmente alguns engraçadinhos que teimam em agir como homens das cavernas! Por essas e outras, e pelo próprio machismo nosso de cada dia, que o enredo de 2015 do bloco Comuna que Pariu foi Lugar de Mulher é onde ela quiser! Com uma letra libertária e uma bateria fervente – conhecida como A Maluca –, o bloco lotou a Rua Alcindo Guanabara e suas adjacências, na Cinelândia, colocando mulheres e homens para sambar!

Lugar de Mulher é … É onde ela quiser

Compositor@s: Marina Iris, Manu Trindade, Nina Rosa, Belle Lopes, Victor Neves e Bil-Rait “Buchecha”

Eu fui bebê num berço Rosa chá

Depois boneca pra criar

Se eu brincava de chuveirinho no xixi

Já me diziam ‘tira a mão daí’

‘Palavrão é feio’

‘Isso não são modos’

‘Passa a faca nos pentelhos’

‘Cruza essa perna logo’

Antes dos treze me passaram a mão

Se fiquei quieta, a culpa é da opressão

 

Sou santa, sou puta, sou filha da luta

Machismo é porrada e piada sutil

Lugar de mulher é… é onde ela quiser!

E no Comuna Que Pariu!

Lembra daquele Carnaval no Soviet

Bloco na rua, nossa greve em 17

Tinta vermelha e lilás na nossa cara

Somos Anita, Rosa, Olga e Clara…

Satanás e bruxas, abortando o capital

Camaradas, nossa luta é Internacional

A Maluca canta alto!

Liberdade é o que se quer!

No Comuna samba homem com homem

Também mulher com mulher

O conteúdo feminista e engajado da letra não é de se estranhar, para quem conhece o Comuna que Pariu. Como o próprio nome nos dá pista, o bloco foi fundado pela juventude do partido comunista brasileiro, no ano de 2009, porém seu alcance vai muito além dos militantes dessa organização. Ele agrega grande parte da esquerda carioca e também aqueles que se identificam com ideais de liberdade e igualdade, afirmando um grande NÃO a qualquer tipo de opressão.

Enfim, num mundo onde mulheres ainda ganham menos, são subjugadas profissionalmente por terem filhos, são julgadas pela sua roupa e são tratadas como objeto pela grande mídia e por muitos homens que ainda não entenderam que não são proprietários de suas companheiras, foi lindo ver mulheres empoderadas em suas fantasias, tocando instrumentos na bateria e cantando a letra da música composta por uma maioria de também mulheres.

O comuna rolou na segunda de carnaval, as 15h, mas vai ter bis no próximo domingo, no mesmo horário e local. Se eu fosse você, dava uma passada por lá, pois embora digam o contrário, o carnaval ainda não acabou!

Para ouvir o áudio do enredo do Comuna que Pariu desse ano, clique em: https://soundcloud.com/comunaquepariu/comuna-que-pariu-2015-lugar-de-mulher-e-e-onde-ela-quiser

Discutir os royalties é discutir somente o rabo do elefante