Miguel Urbano, um insurgente da vida

imagemPor Carlos Aznárez, Resumen Latinoamericano, 27 de maio de 2017

Neste sábado, dia 27, faleceu, aos 92 anos, em Portugal, o militante revolucionário Miguel Urbano. Internacionalista solidário com todas as causas justas, irmãos das insurgências em diferentes pontos do planeta, marxista consequente com suas ideias de libertação nacional e social para os povos, Miguel foi um jornalista e escritor exemplar, desses que sempre escrevem dos humildes, por e para os humildes.

Amigo inseparável da Revolução Cubana desde seu início, defensor da Revolução Bolivariana e reivindicador do comunismo rebelde e de combate, nunca baixou suas bandeiras na defesa dos direitos humanos e da justiça social. As FARC de Marulanda e Jacobo Arenas o tiveram como um irmão de luta e soube transmitir o que significava esse grito que nascei em Marquetalia há exatamente 53 anos.

Miguel não gostava dos atalhos reformistas nem dos meios-tons, sabia que ao capitalismo e ao imperialismo não podemos dar concessões e muito menos seduzir com seus cantos de sereia. “O capitalismo é morte”, dizia e, por isso mesmo, o enfrentou a partir de seus escritos e da ação, apontando o socialismo como única receita para esmagar os desígnios funestos do Capital.

Impulsor e propagador da verdade através do portal português http:// http://www.odiario.info/, Urbano também foi um grande colaborador do Resumen Latinoamericano, onde suas notas eram publicadas pontualmente.

Agora que começaremos a estranhar a falta de sua risada franca e seu andar juvenil, mas também de seus ensinamentos e espírito de luta, certamente nos sentiremos mais sozinhos, porém não deprimidos. Miguel não o aconselharia, já que era dessa categoria de homens que não duvidam que a alegria sempre deve estar unida ao nome dos revolucionários e revolucionárias.

Companheiro Miguel Urbano, que seus sonhos vermelhos sigam florescendo entre os mais humildes, e que seu legado seja colhido por jovens dotados de uma rebeldia como a que você teve a vida toda.

Até a vitória sempre, companheiro!

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2017/05/27/portugal-fallecio-el-periodista-y-luchador-revolucionario-miguel-urbano/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)