Entrega da medalha Pedro Ernesto para José Paulo Netto

imagemHá 100 anos, ocorreu um evento que “abalou o mundo” e redefiniu o curso do século XX: a grande revolução russa, a primeira sublevação socialista vitoriosa da história.

Para celebrar tal centenário, o mandato de Renato Cinco fará uma homenagem ao professor e militante comunista José Paulo Netto. No dia 7 de novembro (terça-feira), data em que ocorreu a insurreição de outubro de 1917, José Paulo receberá a medalha Pedro Ernesto, a maior comenda da Câmara Municipal. A atividade será realizada, às 18h30, no auditório Pedro Calmon da UFRJ.

A mesa será formada por:

José Paulo Netto (homenageado)
Ivan Pinheiro (Comitê Central do PCB)
Marilda Iamamoto (professora Titular da Faculdade de Serviço Social da UERJ)
Mauro Iasi (Comitê Central do PCB e professor da Escola de Serviço Social da UFRJ)
Milton Temer (jornalista, dirigente do PSOL e ex-deputado federal)
Renato Cinco (vereador do PSOL-RJ)

Ao conferir a medalha ao professor José Paulo, pretendemos reverenciar uma personalidade que, ao longo de décadas, tem contribuído de forma decisiva com a formação de gerações de assistentes sociais e ativistas, com o desenvolvimento do pensamento social brasileiro e com as lutas em defesa da democracia e da justiça social.

Biografia

José Paulo Netto nasceu em 1947, em Minas Gerais. Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1969, doutorou-se também em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1990. Além disso, é Doutor honoris causa pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN).

É Professor Titular da Escola de Serviço Social e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiências docentes na área do Serviço Social (Brasil, Portugal, América Latina), tematizando os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, suas relações com as ciências sociais e o marxismo.

Traduziu obras de Marx, Engels e de autores marxistas e preparou antologias de Marx-Engels e Lukács. Publicou, entre outros livros, Capitalismo e reificação (Ciências Humanas, 1981), Democracia e transição socialista (Oficina de Livros, 1990), Ditadura e Serviço Social (Cortez, 1990), Marxismo impenitente (Cortez, 2004) e, em coautoria com Marcelo Braz, Economia política: uma introdução crítica (Cortez, 2006).

Na melhor tradição do pensamento crítico, sempre buscou compatibilizar sua produção teórica com o engajamento na batalha das ideias de seu tempo. Assim, há anos é militante comunista, sendo filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

SERVIÇO

Data: 07 de novembro (terça-feira)
Hora: 18h30
Local: Auditório Pedro Calmon da UFRJ (Campus da Praia Vermelha)

http://www.cfch.ufrj.br/index.php/27-noticias/842-professor-jose-paulo-netto-recebe-a-medalha-pedro-ernesto

https://www.facebook.com/events/116090405725969/