Vozes abertas da América Latina

Dênis de Moraes

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Aqui, o texto de apresentação do livro

Sumário

Prefácio/Martín Becerra

Apresentação

1. A busca de alternativas inclusivas

2. Concentração monopólica da mídia e suas implicações

3. O valor estratégico das políticas públicas de comunicação

4. Governos progressistas e transformações comunicacionais

5. A batalha pela liberdade de expressão: avanços e resistências

6. Desafios para outra comunicação possível

Algumas palavras:

* Maurício Dias, Carta Capital, 8/11/2011:

“Está nas livrarias um dos mais consistentes ataques ao monopólio da informação. O livro Vozes Abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação (Mauad Editora/Faperj), de Dênis de Moraes, da Universidade Federal Fluminense, analisa as ações governamentais em vários países latino-americanos para tentar reverter a concentração monopolista da mídia. Dênis é um jornalista de indiscutível competência profissional, que abandonou o jornalismo para dissecar as mazelas dos jornais. Ou seja, da imprensa em geral. O livro, de título inspirado no clássico As Veias Abertas da América Latina, do uruguaio Eduardo Galeano, mostra mudanças em legislações e marcos regulatórios que, durante décadas, favoreceram as dinastias familiares que controlam os meios de comunicação em grande parte do continente. O autor destaca a nova Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da Argentina – que impede a acumulação de rádio, televisão e internet nas mãos de um mesmo grupo – como significativa providência pela diversidade informativa e cultural. Um bom exemplo para o Brasil.”

* Atilio Boron:

“O que Dênis de Moraes já escreveu sobre este tema é de grande importância na batalha midiática em que estamos imersos. Estou seguro de que seu novo livro nos proporcionará mais munições.”

* Martín Becerra (no prefácio):

“Se hoje, em boa parte da América Latina, a influência da mídia e a história da relação íntima que a uniu, durante décadas, aos governantes estão sendo questionadas, ao mesmo tempo que meios de comunicação governamentais emergem como concorrentes dos grandes grupos privados na disputa pela hegemonia, isso se deve a uma multiplicidade de causas que Dênis de Moraes, numa exposição amena e paciente, analisa neste livro com destreza conceitual e notável domínio multidisciplinar.”

* Milton Temer:

“Dênis de Moraes é um dos mais importantes teóricos de Comunicação em nossa Academia. Tenho certeza de que o livro será instrumento importante de trabalho, na luta pela democratização de todas as mídias.”

* Vito Giannotti (na primeira orelha):

“Em cada linha do livro há uma nítida visão antineoliberal e a reafirmação de que a consolidação de outra comunicação possível na América Latina depende da reconstrução do espaço público, depois de anos de esvaziamento dos poderes do Estado, privatizações desenfreadas e concentração midiática. Dênis retoma o conceito de hegemonia de Gramsci e, para isso, enfatiza a necessidade de criar consensos em torno de um novo projeto político para esses países. Numa visão otimista da história da região, encerra com a convicção de que ‘as mobilizações populares e a ascensão de governos progressistas realçam a oportunidade de uma América Latina pós-neoliberal’. O livro é um hino à esperança.”