Vozes abertas da América Latina
Dênis de Moraes
Aqui, o texto de apresentação do livro
Sumário
Prefácio/Martín Becerra
Apresentação
1. A busca de alternativas inclusivas
2. Concentração monopólica da mídia e suas implicações
3. O valor estratégico das políticas públicas de comunicação
4. Governos progressistas e transformações comunicacionais
5. A batalha pela liberdade de expressão: avanços e resistências
6. Desafios para outra comunicação possível
Algumas palavras:
* Maurício Dias, Carta Capital, 8/11/2011:
“Está nas livrarias um dos mais consistentes ataques ao monopólio da informação. O livro Vozes Abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação (Mauad Editora/Faperj), de Dênis de Moraes, da Universidade Federal Fluminense, analisa as ações governamentais em vários países latino-americanos para tentar reverter a concentração monopolista da mídia. Dênis é um jornalista de indiscutível competência profissional, que abandonou o jornalismo para dissecar as mazelas dos jornais. Ou seja, da imprensa em geral. O livro, de título inspirado no clássico As Veias Abertas da América Latina, do uruguaio Eduardo Galeano, mostra mudanças em legislações e marcos regulatórios que, durante décadas, favoreceram as dinastias familiares que controlam os meios de comunicação em grande parte do continente. O autor destaca a nova Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da Argentina – que impede a acumulação de rádio, televisão e internet nas mãos de um mesmo grupo – como significativa providência pela diversidade informativa e cultural. Um bom exemplo para o Brasil.”
* Atilio Boron:
“O que Dênis de Moraes já escreveu sobre este tema é de grande importância na batalha midiática em que estamos imersos. Estou seguro de que seu novo livro nos proporcionará mais munições.”
* Martín Becerra (no prefácio):
“Se hoje, em boa parte da América Latina, a influência da mídia e a história da relação íntima que a uniu, durante décadas, aos governantes estão sendo questionadas, ao mesmo tempo que meios de comunicação governamentais emergem como concorrentes dos grandes grupos privados na disputa pela hegemonia, isso se deve a uma multiplicidade de causas que Dênis de Moraes, numa exposição amena e paciente, analisa neste livro com destreza conceitual e notável domínio multidisciplinar.”
* Milton Temer:
“Dênis de Moraes é um dos mais importantes teóricos de Comunicação em nossa Academia. Tenho certeza de que o livro será instrumento importante de trabalho, na luta pela democratização de todas as mídias.”
* Vito Giannotti (na primeira orelha):
“Em cada linha do livro há uma nítida visão antineoliberal e a reafirmação de que a consolidação de outra comunicação possível na América Latina depende da reconstrução do espaço público, depois de anos de esvaziamento dos poderes do Estado, privatizações desenfreadas e concentração midiática. Dênis retoma o conceito de hegemonia de Gramsci e, para isso, enfatiza a necessidade de criar consensos em torno de um novo projeto político para esses países. Numa visão otimista da história da região, encerra com a convicção de que ‘as mobilizações populares e a ascensão de governos progressistas realçam a oportunidade de uma América Latina pós-neoliberal’. O livro é um hino à esperança.”