Petrópolis Para Além do Cartão Postal

imagemPCB de Petrópolis/RJ

O PCB-PETRÓPOLIS/RJ, há um ano, vem desenvolvendo um programa de políticas públicas participativo no município.

O mesmo visa dialogar com diversos setores progressistas da sociedade – segmentos organizados e pessoas independentes – sobre a necessidade de políticas públicas locais, compreendendo as demandas sensíveis dos moradores, no que diz respeito à construção de uma sociedade que cresça, gere empregos e, desse modo, ultrapasse os investimentos em torno de uma cidade turística imperial.

Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, é conhecida como “Cidade Imperial” por ter abrigado a residência de veraneio de Dom Pedro II e de grande parte da aristocracia fluminense. Tornou-se um cartão postal para a burguesia local que sente-se aristocrata ao caminhar nas ruas de cidade. Grande parte da estrutura política e social foi desenhada como a história dos liberais ilustres que aqui residiram e, por muito, impedem o desenvolvimento econômico da região. Trata-se de um município onde Bolsonaro conseguiu 74% dos votos válidos; onde grupos reacionários quebraram a placa da Marielle Franco, em comício com o atual governador do estado, Witzel.

Porém, Petrópolis faz sua história de luta para muito além da falsa narrativa que deseja omitir: a existência dos milhares de negros contra a escravidão, a luta dos operários contra o fascismo, a luta das mulheres e dos jovens contra o atual reacionarismo!

O Partido Comunista Brasileiro considera, portanto, necessário apresentar um programa político que visa alcançar um desenvolvimento econômico e justiça social atendendo as demandas urgentes das camadas populares, contrapondo-se aos “amigos do príncipe”.

A construção do “Petrópolis Para Além do Cartão Postal” é prevista em eixos temáticos, em encontros onde agentes locais possam dar sua participação direta. No ano anterior já haviam sido lançado os eixos de Políticas Públicas Para Mulheres e Moradia Popular.

No último sábado, 14 de setembro, o Programa contou com a presença de Ivan Pinheiro, membro do Comitê Central do PCB, ressalvando quais as possibilidades de atuação organizada que contemple o projeto de uma sociedade socialista – no qual a participação popular é fundamental.

Nesse sentido, o “Petrópolis Para Além do Cartão Postal” retoma sua força e com muito vigor convoca os munícipes de Petrópolis e demais agentes do estado do Rio de Janeiro, para a continuidade do Programa, que apresentará, em próximo encontro, o Eixo de Saúde.

Ousar lutar, ousar vencer!