Augusto Buonicore, presente!

imagemUm incansável lutador em defesa do socialismo e do marxismo

Milton Pinheiro

O 11 de março foi um dia muito triste para a esquerda brasileira. Lamento profundamente o falecimento do intelectual
marxista e militante revolucionário, Augusto Buonicore. Trata-se de um militante da nossa classe que por toda a sua vida dedicou-se à luta pela causa socialista e pela defesa comprometida do pensamento marxista.

Buonicore foi militante estudantil e sindical, historiador dedicado ao estudo do movimento comunista, um publicista
incansável na defesa do legado de Outubro, um cientista político que examinava as diversas movimentações da história a partir da interpretação original de Marx, Engels, Lênin e outros pensadores.

Sua vida reflete a postura de um honrado militante que combateu nas trincheiras das lutas de classes e na batalha das
ideias; deixou-nos um conjunto rico de artigos e livros, sempre em defesa daqueles que lutam de frente para história e de um vigoroso compromisso com a Revolução Brasileira.

Foi embora jovem, no momento de sua maior maturidade intelectual. Contudo, fica conosco seu compromisso de luta e a firme
convicção no generoso futuro emancipatório que a humanidade trilhará. O combate de toda sua vida permanecerá presente entre nós, homens e mulheres que lutam sem trégua em defesa do socialismo.

Vida longa à memória daqueles que lutaram em defesa da humanidade!

Augusto Buonicore, presente!

Milton Pinheiro é professor Titular de História Política da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e membro do Comitê Central do PCB