Todo apoio à Ocupação Vila Fazendinha

imagemTOTAL SOLIDARIEDADE ÀS/AOS MORADORAS/ES DA OCUPAÇÃO VILA FAZENDINHA EM BELO HORIZONTE

PCB de Minas Gerais

Na manhã de hoje (03), no primeiro domingo do ano e em meio à brutal crise sanitária, a PM-MG com apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte destruiu barracos e expulsou moradores da ocupação Vila Fazendinha, no Bairro Calafate, na região Oeste.

A Vila Fazendinha nasceu no começo da pandemia com cerca de dez famílias, mas no início deste ano outras cem famílias juntaram-se na reconstrução do terreno antes abandonado e utilizado como depósito de lixo. A ocupação foi cercada pela PM e o despejo aconteceu sem decisão judicial, contando com fiscais da PBH que derrubavam os barracos dos moradores.

As ocupações urbanas constroem mais casas que as políticas habitacionais da cidade de Belo Horizonte, que possui mais de 17 mil lotes vagos e 64 mil domicílios de portas fechadas. Com cerca de 78 mil famílias sem casa em BH, as habitações e lotes sem uso social precisam ser destinadas à moradia popular.
O número de pessoas sem moradia e em situação de rua tem crescido dentro da brutal conjuntura de deterioração das condições de vida, com aumento do desemprego, da miséria e da retirada de direitos da classe trabalhadora.

Denunciamos a postura cruel e autoritária da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo do Estado de Minas Gerais que utilizam a violência e repressão policial para sentenciar centenas de pessoas a viverem nas ruas, na crescente onda de mortes e contaminação pela Covid-19.

Contra a violência e repressão que tem se abatido com maior intensidade sobre os movimentos populares, o PCB e seus coletivos manifestam total apoio e solidariedade às famílias da Vila Fazendinha! Pela regulamentação do terreno e garantia do direito à permanência da comunidade da Vila Fazendinha!

MORADIA DIGNA PARA A CLASSE TRABALHADORA! CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS POPULARES!
UNIDADE CLASSISTA! LUTA POR MORADIA!
Área de anexos

Categoria
Tag