Mãe Stella de Oxóssi, presente!

imagemFaleceu no último dia 27 a Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores ialorixás da história do candomblé no Brasil e importante referência da luta do povo negro. Liderança religiosa, foi uma grande estudiosa e divulgadora da religiosidade de matriz africana. Stella foi a primeira ialorixá a escrever teses, livros e artigos sobre o candomblé no país.

Ao longo de sua trajetória, Stella nunca deixou de resistir diante do racismo e do preconceito que buscavam derrubar uma mulher negra, trabalhadora e de candomblé, estando sempre em defesa da cultura afrobrasileira. Por sua luta, recebeu diversos títulos e homenagens e, em 2013, foi eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de número 33, cujo patrono é o poeta Castro Alves.

Seu nome deve ser lembrado ao lado de outras importantes figuras que dedicaram suas vidas à luta do povo brasileiro e sua cultura, como Jorge Amado, que enquanto deputado federal do PCB nos anos de 1940, foi autor da lei que garantiu a liberdade religiosa e de culto no Brasil.

Assim como tantos outros negros e negras, como Marielle Franco, Minervino de Oliveira e Marighella, Stella de Oxóssi foi resistência!

“Cada um de nós tem que ter a condição de escrever sua própria história” – Mãe Stella de Oxóssi

Presente!

Categoria
Tag