Assembléia Popular: “Mutirão por um Novo Brasil”

Em 2009, acompanhamos estarrecidos e indignados a brutal ação dos setores reacionários hondurenhos, respaldados e patrocinados pelo imperialismo estadunidense, que em 28 de junho sobrepejuaram-se à soberania e autodeterminação do povo de Honduras ao decretarem a prisão do presidente legitimamente eleito Manuel Zelaya, dando início a um ultrajante Golpe de Estado, condenado tanto pela ONU, OEA e governos nacionais, quanto pelos povos de todo o mundo.

Por mais de um ano seguimos com atenção e, na medida do possível, buscamos contribuir para a organização e composição da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), demonstração máxima de indignação, luta e rebeldia dos setores populares de Honduras, apoiados na solidariedade dos povos rebeldes da América e do mundo. Ouvimos indignados os relatos de um país que avançava nas demandas democrático-populares, conquistava sua soberania com luta e construía processos de transformação sendo invertido em um Estado repressivo, violento e ligado aos interesses de nossos inimigos.

É com muita alegria, portanto, que recebemos a notícia de que nos últimos 15 de setembro, em meio às comemorações dos 189 anos de independência colonial, a Frente Nacional de Resistência Popular obteve êxito na coleta de 1.269 mil assinaturas para uma proposta popular de Assembléia Constituinte, resultado do trabalho de formação, conscientização e luta popular que tanto acreditamos.

É tarefa de todos nós, lutadoras e lutadores dos povos do mundo, pressionar e exigir o respeito à Constituição e a realização da Assembléia Constituinte, que com a força popular há de retomar o rumo progressista e transformador em Honduras. Exigimos o retorno imediato do presidente Manuel Zelaya ao país e repudiamos as ações repressivas do Estado hondurenho contra o povo em luta e todo e qualquer desrespeito aos direitos humanos.

Portanto, nós da Assembléia Popular – articulação de entidades, organizações pastorais, e movimentos sociais do Brasil – reunidos em plenária nacional, saudamos a Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras, reiterando nossa solidariedade, nosso apoio, e nosso compromisso na construção de uma América Latina unida, livre, soberana, e popular.

Pátria livre, venceremos!

Plenária Nacional da Assembléia Popular

Brasília, 17 de setembro de 2010.

Categoria